Poema Liberdade – Imagens Sonoras em uma Composição Musical Própria
Autor: EDINALDO CUNHA PEREIRA
Resumo: "Esta pesquisa trata do processo composicional descrito no formato de memorial e inspirado no texto Liberdade da Profª. Ma. Ana Amélia Barros de Araújo Maciel; integrante do corpo docente da Universidade Federal do Pará (UFPA), com quem eu tive contato durante minha formação acadêmica superior na Faculdade de Licenciatura Plena em Música. O poema ‘‘Liberdade’’ contido no Livro Folhas de Camitiê: Bilhetes de amor para Chaves (2010) foi o fio condutor da expressão musical que minha peça, de mesmo título, objetiva expressar. O processo criativo embasado principalmente nos conceitos teórico-harmônico-estruturais apresentados nos livros de Arnold Schoenberg, norteou a materialização da estrutura musical. A peça descreve as fazes apresentadas no poema através de uma narrativa musical contínua que visa retratar os sentimentos suscitados pelo texto no leitor/ouvinte. A música é apresentada por instrumentos musicais sem a presença do texto poético, no entanto, o poema é gerador da forma musical obtida nos momentos que estão intrinsicamente vinculados as ideias nele contidas. A proporção temporal de cada momento expressado na peça, visa caminhar paralelamente às sensações expressas no poema. Visto que o texto trata da liberdade alcançada no momento da morte e das fases que imediatamente a antecedem, as sessões musicais guardam uma certa liberdade na concepção de seus tamanhos e formatos afim de retratar fidedignamente as oscilações inerentes a este momento, para nós, tão intangível que a autora idealiza em suas palavras, sendo, o roteiro musical descritivo a meta deste trabalho."
Redes Sociais