Implicação do Uso da Técnica de Impostação da voz falada na Performace do Cantor Lírico.
Autor: ÉRICA CAROLINNE PAIXÃO DA SILVA RAMOS
Resumo: "Ao longo do percurso de estudos de um cantor lírico é muito comum ouvir termos ou afirmativas ainda não fundamentadas. Em um determinado momento é necessário ir em busca de respostas para tais incertezas que percorrem essa área. Portanto, este trabalho aborda uma delas, tendo como objetivo investigar se há implicações na performance do canto lírico entre os cantores que utilizam ou não a técnica de fala impostada. Há como objeto de análise os resultados de um experimento realizado com seis cantores líricos de Belém do Pará, os quais foram submetidos à leitura de textos, evidenciando a voz falada e posteriormente execução de um trecho musical, evidenciando a voz cantada. Para a elaboração do experimento foram utilizados os seguintes parâmetros a serem avaliados: respiração, fonação, ressonância e projeção da voz, qualidade vocal, articulações dos sons da fala, pausas, velocidade e ritmo e postura, estabelecidos por Behlau & Rehder. E as avaliações de acordo com a perspectiva da autora do trabalho, suas experiências pessoais com o canto e embasamento teórico por meio de Sundberg. Com base nos resultados perceptivo-auditivos, constatou-se que há uma conexão da impostação com a ressonância e projeção da voz, sendo esta a principal diferença na performance dos que falam impostado para os que não falam, portanto, todas as características obtidas pela fala impostada refletem naturalmente no resultado sonoro da voz cantada."
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