Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

A Nescessidade de uma Conscientização Baseada nos Princípios Ergonômicos par uma melhor Qualidade no Processo de Ensino e Aprendizagem do Violão.

Autor: ALISSON FERNANDO ARAÚJO SANTOS 

Resumo: "A pesquisa aqui desenvolvida visa averiguar a necessidade de uma conscientização ergonômica no processo ensino e aprendizagem do violão, de modo que esta venha beneficiar o violonista no que diz respeito à sua saúde física, denotando a ergonomia como um veículo fundamental e facilitador para a realização da prática violonística, oferecendo ao instrumentista, maior qualidade nas suas atividades. Assim como em qualquer instrumento, no violão também se configura toda uma relação entre o mesmo e o violonista, a qual muitas vezes é realizada sem a devida atenção quanto à importância necessária para a execução desta. Diante dessa realidade, o objetivo geral deste trabalho busca investigar a necessidade de uma conscientização com base na proposta ergonômica para o ensino e aprendizagem do violão, assim como formas de manuseio do instrumento que viabilizem uma melhor execução do mesmo, despertando ainda, a atenção para possíveis consequências relacionadas à prática violonística. Os objetivos específicos buscaram refletir a relação músico – instrumento, quanto às atitudes a serem executadas antes, durante e após o exercício de tocar; analisar posturas adequadas ao instrumento para o melhor desempenho dentro da prática violonística; e apresentar medidas conscientizadoras, que orientem quanto problemas resultantes de um mau planejamento de estudo ou manuseio do violão. Foi realizado ainda um breve resumo da história do violão enfatizando os aspectos das posturas utilizadas nos instrumentos que antecederam o violão ao longo da história, culminando nos dias atuais. A metodologia discorreu acerca de revisões bibliográficas e entrevistas direcionadas a violonistas, às quais empregavam perguntas referentes à relação músico-instrumento, posturas utilizadas dentro do âmbito de estudo e a presença de possíveis desconfortos em virtudes de problemas físicos, no caso dores ocorrentes dentro da prática. Os resultados obtidos dentro dessa investigação denotam uma carência informacional e preventiva no que diz respeito a medidas que proporcionem uma melhor experiência de estudo para o violonista, uma vez que a atenção para aspectos posturais e exercícios preliminares e planos de estudo ainda acontecem de forma muito superficial dentro do processo de ensino e aprendizagem do violão"

Fim do conteúdo da página