Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

A presença da ludicidade na educação musical das crianças do fundamental I da escola de Aplicação da UFPA

Autor: BYANCA SAMYRES NEVES DAMASCENO

Resumo: "Este trabalho tem como objetivo geral: Investigar como a ludicidade esteve presente nas aulas de música das crianças do fundamental I da Escola de Aplicação da UFPA; os objetivos específicos do trabalho foram: Analisar o planejamento anual destinado às turmas do 3º ano do fundamental I dos anos de 2018 e 2019 da Escola de Aplicação da UFPA; Descrever as atividades e estratégias lúdicas empregadas nas aulas de música com as turmas do 3º ano dos anos de 2018 e 2019. A metodologia empregada foi de estudo de caso, com realização de pesquisa de campo, por meio de observações das aulas de música com as turmas do nível de ensino do fundamental I, especificamente com as turmas do 3º ano dos anos de 2018 e 2019 da Escola de Aplicação da UFPA, além da pesquisa de campo, foram analisados os planejamentos anuais dos anos de 2018 e 2019, Leis vigentes na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para embasar o trabalho trouxemos os autores, Libâneo (1994); Nogueira (2017), Riscarolli (2012), Santos (1998), Fernandes (2001), Brito (2010), Almeida e Levy (2013), Pereira (2009), Azevedo e Narita (2008), Nunes e Becker (2000), Fonterrada, (2008), Ilari (2013), Couto e Santos (2009), Santos (1998), Brito (2010) e Swanwick (2014). Os resultados apontaram que a presença da ludicidade é presente nas aulas de música da Escola de Aplicação sendo um elemento imprescindível para o desenvolvimento musical das crianças."

Fim do conteúdo da página