Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Evolução Tecnológica e Composicional da Franquia "The Legend of Zelda" (1983-2001): Estudo e Análise de quatro peças

Autor: JONATAS VICTOR DE SOUZA FLOR

Resumo: "A música e o som possuem um papel fundamental no cotidiano de qualquer indivíduo, seja para o entretenimento, profissão ou até mesmo distração. Sendo assim o modo de relacionar alguma atividade prazerosa com música acaba se tornando algo natural. Pensando nisso, os vídeos games sempre tiveram uma relação de dependência com a música e os efeitos sonoros que pudessem fazer com que o jogador compreendesse a realidade das histórias preparadas em um ambiente virtual. Com a evolução tecnológica, a própria função da música, dos músicos e compositores foi mudando devido ao fato da função da trilha e efeitos sonoros se expandirem para várias outras áreas envolvendo o entretenimento com jogos. A partir disso percebeu-se a necessidade de estudar a evolução tecnológica dos videogames e como a função das músicas e efeitos sonoros mudaram e acompanharam essa evolução, realizando discussões relacionadas à tecnologia específica de cada console de jogos e falando sobre autores que discutem as funções e benefícios que as trilhas sonoras agregam ao contexto geral dos jogos. Sendo assim o objetivo geral do trabalho é analisar a evolução composicional da franquia “Zelda” de 1983 a 2001. Como objetivos específicos: realizar um breve levantamento histórico sobre a evolução tecnológica dos games; avaliar como a tecnologia impactou o tipo de composições para games; analisar os aspectos harmônicos, melódicos, rítmicos e timbrísticos de quatro músicas da franquia. Para suporte teórico temos Murray (2003), Boury (2013), Mustaro (2013) e Schaffer (2009), que tratam de assuntos relacionados a importância da trilha sonora para que a experiência com um jogo seja satisfatória. Neste trabalho, são apresentadas quatro músicas de jogos diferentes pertencentes a franquia The Legend of Zelda, escolhidas de maneira a representar musicalmente as capacidades tecnológicas disponíveis em cada período, analisando as músicas a fim de que possamos entender as diferenciações musicais que o desenvolvimento tecnológico pode proporcionar aos compositores de músicas de jogos."

Fim do conteúdo da página