O BOI DE MÁSCARAS DE SÃO CAETANO DE ODIVELAS - PA: a criação do repertório musical
Autora: Evelyn Tainá de Souza Silva
Resumo
Em intima relação com o mar, com o rio e com a floresta, surge em São Caetano de Odivelas - PA uma forma muito particular de se brincar de boi e de se fazer música. A partir da constatação de que existe um repertório musical próprio da manifestação e que este se constitui ainda como um mundo pouco explorado, essa pesquisa analisou como se dá o processo de criação do repertório musical dos Bois de Máscaras de São Caetano de Odivelas. Para a realização da análise o método utilizado foi do tipo etnográfico. O Boi de Máscaras é uma variante do tradicional Boi-Bumbá, que em seus mais de oitenta anos vem continuamente sendo adaptado à realidade do município. Esse processo de mudança de qualidade simbólica numa relação cultural será defendido por Loureiro (2000) como conversão semiótica. Buscar compreender esse processo foi fundamental, pois as forças sociais as quais a manifestação está exposta implicam diretamente em seu modo de produção e, consequentemente, na criação do repertório musical. O processo de criação do repertório revela, em certo nível, a identidade sociocultural dos compositores. Esse processo acontece no cruzar das centenárias bandas de música da cidade e dos grupos de Carimbó com os grupos de Boi, nas relações cotidianas estabelecidas pelo compositor, nos acontecimentos locais, na intima relação estabelecida pelo homem e o que lhe circunda e nas performances e improvisações coletivas. A partir dessa pesquisa foi possível considerar as questões que estão para além da música propriamente dita são fundamentais para lançar um olhar sensível sobre o homem e suas criações musicais.
Palavras-chave: Boi de Máscaras. Criação Musical em São Caetano de Odivelas. Prática musical no Pará.
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