A MULTI-INSTRUMENTALIDADE NA IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR DE SANTA IZABEL - PA: relatos dos processos de aprendizagem multi-instrumental
Autor: Marcio Israel Faro Nepomuceno
Resumo
O presente trabalho trata da multi-instrumentalidade de músico da Igreja do Evangelho Quadrangular de Santa Izabel - PA. Tal prática é recorrente neste espaço devido a grande necessidade de músicos para atender os cultos da igreja, onde a música possui um grande papel. A partir disso surge a questão: como ocorre este aprendizado multi-instrumental? O objetivo geral foi discutir os processos de aprendizagem instrumental de músicos multi-instrumentistas da Igreja do Evangelho Quadrangular, assim como paralelamente apresentar o espaço musical que a igreja proporciona; expor as trajetórias de aprendizagem traçadas ao longo do envolvimento ministerial da igreja; e relatar o processo envolvido na aquisição de habilidade técnico-musical. A metodologia é qualitativa e baseada na coleta de dados a partir de entrevista semiestruturada. Para dar suporte à pesquisa utilizou-se de autores que explanam sobre multiinstrumentalidade e espaços de ensino. Como resultado observou-se que a igreja possui um papel importante no incentivo de multi-instrumentistas a partir de suas necessidades litúrgicas. O percurso de aprendizado entre os entrevistados foi bem semelhante dentre a amostra, onde todos tiveram incentivos parecidos e desenvolvem estratégias de aprendizagem semelhantes.
Palavras-chave: Multi-instrumentista; Educação Musical; Espaços de ensino.
Redes Sociais