O Processo de Ensino e Aprendizagem Musical na Orquestra Missionária Manancial de Sons na Igreja Assembleia de Deus - Guamá
Autor: ELIONAI ANDRADE DA LUZ
Resumo: "Esta pesquisa trata sobre o processo de ensino e aprendizagem musical dos integrantes da Orquestra Missionária Manancial de Sons em Belém do Pará, que funciona na Igreja Assembleia de Deus do Bairro do Guamá, localizada na Avenida Barão de Igarapé Miri, 1273, Belém, Pará. Neste local, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus oferece o ensino de música aos seus membros e à comunidade do bairro através da Orquestra Missionária Manancial de Sons que desenvolve este ensino musical por meio de aulas práticas e teóricas em ambiente evangélico. Como objetivo, abordaremos no decorrer deste trabalho o processo de ensino e aprendizagem musical na Orquestra Missionária Manancial de Sons e relacionar as implicações desses processos na vida musical dos componentes e alunos da orquestra. Especificamente, esta pesquisa visa realizar uma análise crítica dos procedimentos pedagógicos das práticas de ensino em ambiente evangélico visando explanar esses procedimentos no processo educacional de aprendizagem musical. Esta pesquisa foi realizada no ano de 2018, período somado ao de minha experiência particular que se iniciou no ano de 2007. Os voluntários que participaram do questionário realizado para esta pesquisa foram os integrantes da Orquestra Missionária Manancial de Sons. No período de observação das aulas e dos ensaios, houve a captação de áudio e vídeo, diário de campo, observação dos procedimentos e questionário para a tabulação e análise dos dados coletados. O método utilizado nesta pesquisa foi a observação de aulas e ensaios. A metodologia é conceituada por Lakatos e Marconi (2003) como observação participante, natural, individual e da vida real. Na metodologia da observação participante natural, caso desta pesquisa, o pesquisador pertence à mesma comunidade ou grupo que investiga. As autoras afirmam ainda, que a observação participante consiste na participação real do pesquisador na comunidade ou grupo. Neste método de estudo, o pesquisador está inserido ao grupo e participa de todas as atividades normais deste.
Pretende-se durante este estudo abordar a formação musical realizada na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, suas contribuições e êxitos na formação musical de jovens, infantes e adultos da comunidade religiosa."
Redes Sociais