Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

O Processo de Percussão Corporal no Processo de Musicalização para Crianças Surdas em um Escola Especializada de Belém

Autor: HELDER VAZ DE LIMA

Resumo: "Este estudo busca investigar os resultados do uso da percussão corporal no processo de musicalização para crianças Surdas em uma escola especializada de Belém, e o processo de ensino e aprendizagem da música na escolarização de crianças Surdas usuárias da língua de sinais (Libras) em uma escola especializada de Belém, objetivando: descrever como ocorre o processo de musicalização de crianças Surdas usuárias da Libras, verificar quais as estratégias metodológicas de ensino da música utilizados no contexto da escolarização especializada para crianças Surdas, apresentar experiências de práticas de intervenção pedagógicas de ensino da música no contexto da escolarização especializada de crianças Surdas, a partir do uso da percussão corporal e discutir de que forma a percussão corporal pode contribuir para musicalização de crianças Surdas. A pesquisa aconteceu no Instituto Felipe Smaldone, situado na cidade de Belém, tendo a participação de 07 crianças Surdas e 01 professora de música, bilíngue (Libras/português). Os dados foram coletados através da observação participante, da aplicação de formulários, da realização de Questionário semiaberto, com perguntas abertas e fechadas e de práticas de intervenção pedagógica. Dessa forma, foram analisados sob os pressupostos metodológicos da abordagem qualitativa do tipo pesquisa-participante. A base teórica deste trabalho fundamenta-se em: QUADROS (2006); MANTOAN (2003); MITTLER, (2000): MARLENE ROZEK (2009): LOURO (2003): CONSORTE (2013): BISOL E SPERB (2010) . Dessa feita, os resultados evidenciam que o uso de estratégias didáticas que privilegiem as experiências visuais e corporais dos alunos surdos são importantíssimas nas aulas de música, além disso, que é necessário compreender que cada aluno possui sua forma particular de expressar e de aprender a música."

Fim do conteúdo da página