ENSINANDO PARA APRENDER E APRENDENDO PARA ENSINAR: UM LEVANTAMENTO DO GOSTO MUSICAL DOS ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor: MAURO COSTA DE LIMA
Resumo: Este trabalho visa conhecer dos alunos que estão na fase da adolescência da Escola de Ensino Fundamental e Médio Temístocles de Araújo, o conhecimento prévio referente aos seus gostos musicais, e a partir das observações feitas, saber com eles, como os educadores musicais podem utilizar esse conhecimentos para poder ensinar música nas escolas públicas, em face das obrigatoriedades estabelecidas pela Lei 11.769 de que todas as escolas públicas e privadas do Brasil devem incluir o ensino de música em suas grades curriculares. Os resultados demostraram que as possibilidades são variadas e promissoras, visto que pela diversidade de estilos que eles escutam, será possível ao educador usar o conhecimento musical dos alunos, tornando mais eficaz o ensino de música. A metodologia usada nesse trabalho acadêmico foi um estudo de caso a partir da pesquisa das referências sobre o tema escolhido, dos dados coletados pelo questionário proposto aos alunos.
Redes Sociais