UM ESTUDO COMPARATIVO DO REPERTORIO AHADERKU, A PARTIR DE TRES CANTICOS DE IHADE-IHÃDE
Autor: BENEDITO MARCEL SASSIM
Resumo: Este trabalho teve por objetivo fazer um estudo do repertório Ahâdeaku a partir da análise de três músicas ou cânticos Hâde-Hãnde, dois, encontrados nas faixas 3 e 4 do CD do "Projeto Acalanto, as canções das mulheres indígenas dorio negro",e o outroencontrado na faixa número 1 do segundo cd da coleção "Utãpinopona Basamorê, cantos dançados utãpinoponaye". Foi percebido, durante essa investigação, que a cultura Desana vem sofrendo uma série de interferências por parte das culturas de pessoas de fora de suas comunidades. Estas pessoas estão presentes por vários motivos, seja por conta de pesquisas realizadas nolocas ou mesmo pelo contexto histórico vindo desde o tempo da colonizaçãopelo portugueses. O repertório Ahãdeaku faz parte desta cultura Desana e por ser uma das raras exceções de músicas praticadas exclusivamente pelas mulheres possui um valor ainda maior doponto de vista sociocultural, já que,para as comunidades do Alto Rio Negro, repertórios musicais indígenas têm um grande valorsimbólico. A investigação foi feita a partir deum estudo bibliográfico de obras de algunsautores da etnografia amazônica, etnografia do Alto Rio Negro e da etnomusicologia,além da análise e transcrição de músicas a partir dos Cd's relacionados,retiradodo acervo fonográfico do GPMIA - Grupo de Pesquisa Música de Identidade na Amazônia. Espero que, com essa investigação possa comtribuir para despertar ointeresse de futuros pesquisadores sobre aimportância dos reprtórios musicais indígenas, e em especial o Ahãdeaku.
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