A UTILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO MUSICAL COTIDIANO COMO MOTIVAÇÃO NA APRENDIZAGEM MUSICAL NO ENSINO FORMAL: Reflexões a partir do memorial de formação.
Autor: Ingred Janaise Faro Lopes
Resumo: Esse memorial de formação apresenta uma reflexão teórico-prática sobre a minha experiência de aprendizagem musical e a minha atuação como professora antes da graduação, sem o conhecimento didático-pedagógico e depois da graduação, mostrando também como o Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Pará influenciou na minha concepção e atuação no ensino da música quanto ao processo de aprendizagem e motivação. Procuro salientar a importância da motivação no processo de aprendizagem musical, em especial nos aspectos relativos ao repertório musical utilizado nos processos de ensino de música. Relato nesse memorial o início dos meus estudos musicais em uma escola de ensino básico e técnico de música e o que me motivou a buscar o ensino formal. Relato também as experiências vividas na minha vida profissional como monitora de música em uma escola pública da minha cidade, Santa Izabel – PA, antes de estudar na graduação e depois da graduação como professora de música em uma escola particular na mesma cidade. As mudanças ocorridas na minha atuação profissional devido ao contato com novos métodos e metodologias para ensino de música, através de atividades feitas em sala de aula na Universidade e através de observações da disciplina de Estágio supervisionado feitas em vários contextos escolares do ensino de música; também pelo contato com teorias da motivação na disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem Aplicada à Música. Entendo que este trabalho pode ser relevante para aqueles que se interessam pelo tema da motivação e da definição de repertório para o ensino da música. Este estudo tenta mostrar de que maneira a utilização do conhecimento musical cotidiano e culturalmente assimilado dos alunos pode facilitar a aprendizagem, funcionando como elemento motivador. O objetivo geral desse trabalho é, então, refletir sobre o impacto motivacional que o estudo de músicas conhecidas e a inserção do conhecimento musical cotidiano causam sobre a aprendizagem musical dos alunos a partir da reflexão sobre minhas experiências pessoais como aluna e como professora. Para fundamentar este trabalho, foram apresentados autores que falam sobre motivação, aprendizagem musical e conhecimento musical cotidiano. Portanto, essa monografia apresenta-se em forma de memorial de formação, que se configura como uma narrativa simultaneamente histórica e reflexiva.
Redes Sociais