AYÎN MEVLEVÎ: a música do Samâ’
Autor: DANIEL DE FARIAS CARDOSO
Resumo: Não há dúvida de que num ritual tão cheio de mistério e beleza como o Samâ’ da Ordem Sufi Mevlevî, no qual o Ayîn é sua parte musical, haja uma experiência composta de vários níveis de significados, dependendo somente do nível de compreensão do observador ou praticante, para desvendá-los. E foi no contexto do surgimento do Islã, religião fundada no século VII na Arábia Saudita, pelo Profeta Muhammad, que o Sufismo pôde se desenvolver, trazendo, na esteira das conquistas posteriores da sociedade muçulmana, bases imprescindíveis para a evolução da humanidade, em vários níveis. A Tradição Sufi – a via mística e esotérica surgida nos primórdios do Islã – possui diferentes Ordens, mas todas trabalham juntas por um objetivo comum. Dentre essas Ordens destaca-se a Mevlevî, surgida na Turquia, no século XIII. Seu fundador, Jalaluddin Rumi, insituiu uma série de práticas espirituais, mesclando, entre outros elementos, a música e a dança, num ritual carregado de significados. O presente trabalho abordará a base islâmica, que contribuiu para o surgimento do Sufismo, que por sua vez, contribuiu para o surgimento da Ordem Mevlevî e do Samâ’ Mevlevî, no qual se insere o Ayîn, gênero musical que acompanha o Samâ’, apresentando-se também seus instrumentos, modos e ritmos, bem como seus significados simbólicos dentro do contexto do Samâ’.
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