Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > TCC > Uncategorised > "O ENSINO NÃO-FORMAL E INFORMAL DA CLARINETA: UM ESTUDO DE CASO EM TRÊS MOVIMENTOS ARTÍSTICOCULTURAIS"
Início do conteúdo da página

"O ENSINO NÃO-FORMAL E INFORMAL DA CLARINETA: UM ESTUDO DE CASO EM TRÊS MOVIMENTOS ARTÍSTICOCULTURAIS"

Autor: ANDRÉ GESIEL EVANGELISTA DE OLIVEIRA

Resumo: Esta monografia compreende em descrever o processo não-formal e informal do ensino-aprendizagem dos clarinetistas em uma banda civil escolar, uma banda de igreja evangélica e um grupo de carimbó. Devido aos dados da evasão de alunos de clarineta dos cursos formais das escolas regulares, previamente levantados, visou se através do estudo de caso descrever os paradigmas que regem este modelo de ensino. Com predominância qualitativa, porém com traços quantitativos, usou-se de pesquisas semiestruturadas dos três grupos apresentados e com membros da sociedade que cercam esses movimentos, além de levantamento bibliográfico sobre os campos de pesquisa. A preeminência do teor subjetivo deu-se por conta da necessidade de expor os métodos e técnicas de ensino sem criar resultados conclusivos sobre o locus da pesquisa. A partir da investigação, notou-se a preponderância do processo de transmissão da informação por via oral e que apesar das dificuldades consequentes das particularidades de cada grupo, existem diversos benefícios técnicos, comportamentais e sociais da iniciação musical nesses locais. Com esta pesquisa espera-se ajudar a depreender sobre as características que configuram esse estudante de música proveniente dessas instituições, e consequentemente, auxiliar na criação de novas literaturas sobre o ensino nãoformal e informal da clarineta e também contribuir na contínua busca por métodos de ensino adequados a cada problemática.

 

Fim do conteúdo da página