Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > TCC > Uncategorised > A MUSICA COMO INSTRUMENTO AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DA FALA EM PORTADORES DA SINDROME DE DOWN
Início do conteúdo da página

A MUSICA COMO INSTRUMENTO AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DA FALA EM PORTADORES DA SINDROME DE DOWN

Autor: CECILIA DO SOCORRO DA SILVA GUEDES

Resumo: O método de ensino utilizado incluiu recursos de expressão corporal, envolvendo o domínio afetivo, psicomotor, auditivo, emocional e vocal, proporcionando o aumento do vocabulário dos alunos através de parlendas, emissão de sons ambientes internos e externos possibilitando um melhor equilíbrio na exploração do espaço físico e corporal. A investigação foi envolvida em uma amostra de 28 alunos da Fundação Pestalozzi de Belém, na faixa etária de 7 a 13 anos. As atividades pedagógicas desenvolvidas com o grupo enfatizaram: estimular a curiosidade do aluno para explorar diferentes sonoridades que se pode produzir com as mãos, trabalhando a coordenação motora, auxiliando no desenvolvimento da percepção auditiva em atividades que os ajudaram a perceber a importância do som, consciência do aspecto rítmico ligado a sua parte fisiológica com passagem do nível intuitivo ao nível consciente de forma natural. Desenvolveu nos alunos memorização, concentração e percepção auditiva de acordo com a sua capacidade para finalmente, chegar ao ponto principal que foi a proposta do canto coral. O trabalho foi acompanhado e avaliado pelo psicólogo da instituição e das professoras de cada série, que participaram das atividades junto com seus alunos. A confirmação da hipótese inicial que era observar se a música pode auxiliar no desenvolvimento da fala em portadores da Sídrome de Down, através do canto coral, contribuiu de forma gradativa e positiva. A ênfase metodológica foi uma pesquisa que partiu da aplicação dos método Dalcroze e Orff, e de uma pesquisa bibliográfica do material do ensino da musicalização.

Fim do conteúdo da página