MÚSICA NA ESCOLA: um estudo de caso em uma Escola Municipal em Belém do Pará.
AUTOR: Mara Lúcia Sousa da Silva
RESUMO: Este trabalho apresenta discussões acerca da implementação do ensino de música nas escolas de educação básica a partir da Lei nº 11.768/08 e traz abordagens sobre a homologação do Parecer CEB/CNE 12/2013 que defini diretrizes para a operacionalização do ensino de música nas escolas de educação básica brasileiras. O objetivo da pesquisa é descrever como a música está inserida em uma escola de educação básica da rede municipal de ensino de Belém. Para tanto optou-se por utilizar uma abordagem qualitativa, adotando o estudo de caso como metodologia de pesquisa. Os resultados obtidos mostraram a presença da música em quatro atividades distintas na escola, porém, nenhuma delas consciente de que a educação musical é fundamental para o processo de formação do ser humano. Os resultados indicam que a inserção da música na escola, apesar dos avanços na legislação, depende de profissionais dispostos a modificar o cenário em que a música está (ex) posta, através de ações concretas e coletivas que possibilite aos educandos uma educação musical significativa.
Redes Sociais