MOTIVAÇÃO NA APRENDIZAGEM INSTRUMENTAL MUSICAL: o caso das desistências de turma de 2018 em uma escola de música especializada.
Autor: Aline de Cassia dos Santos Capucho
Resumo: Neste trabalho trataremos sobre a motivação na aprendizagem instrumental musical. Notou-se que no processo de aprendizagem de um instrumento há mais preocupação na aquisição de habilidades e técnicas e se esquece da motivação do aluno. Refletindo sobre este assunto, percebeu-se que quase 50% dos alunos da turma de violino de 2008, em uma escola especializada de música, desistiram de continuar aprendendo um instrumento musical. E objetivo da pesquisa foi fazer um levantamento de quais fatores motivacionais estão relacionados às desistências. Esta pesquisa (qualitativa e quantitativa) é um estudo de caso onde foram feitas entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados. A hipótese inicial era que este abandono ocorreu por conta de uma dificuldade na relação interpessoal (fatores externos). Porém, descobriu-se que a principal razão que levou os alunos a desistência foi o desencontro entre a expectativa dos alunos e o nível de exigência por parte da administração da escola e dos professores. Notando-se que é necessário um melhor planejamento pedagógico por parte da administração escolar, e os professores e que os alunos precisam conhecer melhor os objetivos da escola de música que pretendem ingressar.
Redes Sociais