SINDROME DE DOWN NO PROJETO CORDAS DA AMAZÔNIA: educação musical através do violino.
AUTOR Silvana Pereira da cruz
RESUMO: Este trabalho resultou de uma pesquisa intitulada “Síndrome de Down no Projeto Cordas da Amazônia: educação musical por meio do violino” que teve como principal objetivo compreender o processo de ensino musical através do violino voltado a estudantes com Síndrome de Down no Projeto Cordas da Amazônia e, como objetivos secundários, procurou-se averiguar a relação da educação musical e a Síndrome de Down, verificar a metodologia musical proposta pelo Programa Cordas da Amazônia para estudantes com Síndrome de Down e identificar quais os benefícios e contribuições da metodologia musical abordada no Programa Cordas da Amazônia para estudantes com Síndrome de Down. Para obtenção dos dados qualitativos foram realizadas entrevistas semiestruturadas com o Coordenador Geral do Projeto Cordas da Amazônia, com o bolsista e o cuidador deum dos alunos. Os resultados foram analisados com base nas referências de teóricos que discutem a temática investigada, sendo as mesmas apresentadas em forma de análise interpretativa a partir das informações disponibilizadas nas entrevistas. Os resultados indicaram benefícios e contribuições na metodologia proposta pelo Projeto Cordas da Amazônia para a educação musical de estudantes com Síndrome de Down que perpassam pelo ensino coletivo, pela capacitação de professores e pela educação musical relacionada a psicomotricidade, dando grande importância à participação da família neste processo de aprendizagem.
Redes Sociais