Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > TCC > Uncategorised > AS CONTRIBUIÇÕES DA FLAUTA DOCE NO APRENDIZADO MUSICAL DOS ALUNOS DO CURSO DE MÚSICA DA UFPA ATRAVÉS DO PROJETO DOLCÍSSIMO.
Início do conteúdo da página

AS CONTRIBUIÇÕES DA FLAUTA DOCE NO APRENDIZADO MUSICAL DOS ALUNOS DO CURSO DE MÚSICA DA UFPA ATRAVÉS DO PROJETO DOLCÍSSIMO.

AUTOR: Gabriela Rodrigues de Souza

RESUMO: O presente trabalho aborda as contribuições para aprendizagem dos membros do Projeto Dolcissimo, alunos do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Pará. O “Projeto Dolcissimo: uma prática musicalizadora através da flauta doce” é um projeto de extensão do curso de Licenciatura em Música da UFPA, que almeja proporcionar uma difusão de saberes entre a Universidade e sociedade. A pesquisa tem como objetivo geral averiguar como a flauta doce através do projeto contribui para o aprendizado musical dos alunos do curso de Licenciatura em Música da UFPA. Os objetivos específicos são identificar quais as contribuições que a flauta doce trouxe para o aprendizado musical dos discentes, quais os potenciais que essa prática trouxe para vida dos membros do projeto, investigar se é planejado futuramente usar a flauta doce como instrumento musicalizador ou se eles consideram formar grupos flautísticos, verificar como foi aprender as flautas doces em diferentes afinações (fá e dó) e quais as dificuldades, constatar se houve benefícios para os que atuam no projeto como futuros professores de música, e quais os potenciais didáticos que eles enxergam na flauta doce. A metodologia foi descritiva-exploratória, pois tratou de observar quais foram as visões dos membros do Dolcissimo sobre a contribuição para seu aprendizado e como instrumento de coleta de dados foram feitos por meio de entrevistas de caráter anônimo com os integrantes. Os resultados mostram que todos os estudantes possuíam algum motivo para ingressar, sendo assim, foi possível identificar que a flauta doce tem trazido benefícios para os entrevistados, já que nenhum deles possui este instrumento como o seu de domínio. 69% destes pretendem usar a flauta doce como instrumento musicalizador, 85% tiveram experiência com as flautas afinadas em fá e em dó, sendo uma experiência desafiadora, trazendo a pretensão de usá-la futuramente como uma ferramenta didática de ensino musical. O projeto também contribuiu para crescimentos na vida pessoal, social e profissional. Ficou claro que a flauta doce é um instrumento cheio de possibilidades, proporcionando aos alunos conhecimentos para dar início a novos grupos, auxiliar na aprendizagem musical e no crescimento como um instrumentista e professor.

Fim do conteúdo da página