Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > TCC > Uncategorised > INTERDISCIPLINARIDADE E INOVAÇÃO DE LINGUAGEM NO ENSINO DE VIOLINO PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
Início do conteúdo da página

INTERDISCIPLINARIDADE E INOVAÇÃO DE LINGUAGEM NO ENSINO DE VIOLINO PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

Autor: ANA GABRIELA BRITO CAVALCANTE

Resumo: A pesquisadora da presente pesquisa teve por objetivo documentar o trabalho interdisciplinar, estrutural e aplicado desenvolvido no projeto “VIOLINO EM GRUPO: Interdisciplinaridade e inovação de linguagem em crianças neurotípicas e crianças com Síndrome de Down”. Trata-se de uma pesquisa mista, quali-quantitativa que foi distribuída em três objetivos específicos: 1) Descrever o trabalho interdisciplinar desenvolvido neste projeto; 2) Descrever métodos, materiais e técnicas de ensino utilizados neste projeto; e, 3) Avaliar a aprendizagem musical do violino em crianças com SD neste projeto. Para o objetivo específico 1 realizou-se uma entrevista com um representante de cada uma das áreas de conhecimento que integravam a equipe interdisciplinar (Música, Terapia Ocupacional e Biblioteconomia) visando o levantamento da importância das suas áreas do conhecimento, como elas contribuíram ao projeto, como foi a atuação dos colaboradores desta área e como se deu o trabalho interdisciplinar, estes dados foram tratados descritivamente. Para o objetivo específico 2, fez-se levantamento dos métodos (descritivamente de forma breve), dos materiais (recursos visuais, observacionais e descritos em cadernos de campo) e das técnicas. Já, quanto ao objetivo específico 3, avaliou-se a aprendizagem musical de três crianças (2 meninos e 1 menina) com Síndrome de Down. Por meio do preenchimento da Escala de Aprendizado Musical (Violino), por dois avaliadores independentes, realizando-se a média dos dados. Estes dados foram tabulados no programa Excel, gerando gráficos, contou-se ainda com a adição de informações descritivas. A pesquisadora aponta que os participantes com Síndrome de Down apresentaram aumento de desempenho nos quesitos Posição do instrumento e postura do músico, Posição da mão esquerda e Afinação e apresentaram dificuldades nos fatores Entendimento Teórico e posição da Mão Direita. Além de avanços na aprendizagem do violino, observou ganhos em habilidades como atenção, relações sociais (interação) e coordenação motora. Deve-se ressaltar que a pesquisa proporcionou o crescimento da equipe interdisciplinar, possibilitando a professores e monitores da oficina a conscientização sobre a legislação brasileira para a proteção dos direitos da pessoa com deficiência. 

Fim do conteúdo da página