" Avaliação do Processamento Auditivo Central por Meio de Testes das Habilidades Musicais em Egressos da Escola de Música da UFPA "
Autor: José Alexandre Rodrigues de Lemos
Resumo: O sistema nervoso auditivo central, aonde ocorre o processamento auditivo, é responsável pela habilidade do indivíduo em atender, discriminar, reconhecer, recordar e/ou compreender as informações sonoras apresentadas ao aparelho auditivo. Assim, o processamento auditivo pode ser entendido como a decodificação das ondas sonoras pelo sistema nervoso central que as tornam compreensíveis e as transformam em informação funcionalmente útil. A falha desse
sistema é denominada como o distúrbio do processamento auditivo central (DPAC). Os discentes em retenção e/ou atraso nos cursos técnicos de instrumento e canto da Emufpa, em razão de baixo desempenho nas disciplinas que demandam habilidades de percepção musical para ditados rítmicos e melódicos; e escrita e leitura musical à primeira vista, podem ter o DPAC como causa.
Assim, além de questões relacionadas ao contexto social, econômico, familiar e emocional, fatores fisiológicos podem comprometer o processamento auditivo central desses estudantes. Tais fatores podem atuar como barreiras ao estudo da música ou simples fatores limitantes. Assim, esses portadores necessitariam de mais tempo para chegar ao mesmo nível técnico dos demais e o tempo extra concedido a esses estudantes e aulas adequadas às suas necessidades, podem funcionar como reabilitação das funções de processamento auditivo. Esse trabalho tem como objetivos definir scores numéricos como padrão de referência de habilidades musicais em egressos do curso técnico da Emufpa; e fornecer referência para identificação do distúrbio do processamento auditivo central. Foram aplicados seis testes auditivos em 18 egressos da Escola de Música da UFPA para avaliar as habilidades musicais de memória rítmica e melódica, memória auditiva/visual comparativa e percepção de intervalos de frequência na faixa de 500Hz que variou de 60 a 1Hz. As medianas dos testes de: comparação sons (Audio Pair) foi 857; comparação de melodias (Tone Deaf) foi 75%; percepção tonal de melodias distorcidas (Distoned Tunes) foi 23 acertos de 26; comparação de frases rítmicas (Rhythm Deaf) foi 68%; e memória sequencial melódica/rítmica (RhyRep) foi 789. Todos os scores numéricos foram normalizados com base no desempenho
máximo em cada teste e atribuída uma nota final de 0 a 10, cuja mediana foi 7,27. Com base nesta mediana final, foi calculado o ponto de corte no primeiro quartil que foi 5,46. Assim foram estabelecidos os padrões numéricos de habilidades musicais do perfil esperado do egresso da Emufpa. Por fim, foi concluído neste estudo que a percepção de intervalos de frequência depende do tempo de treinamento musical (R=-0,68), os indivíduos representados pelo gênero feminino
apresentaram melhor média acadêmica geral (P=0,03) e maior correlação do tempo de treinamento musical com a percepção musical melódica (-0,89), o que as tornam mais dedicadas; o ponto de corte estabelecido neste estudo pode ser utilizado para triagem de alunos com baixo desempenho acadêmico musical para recomendar plano de intervenção didática, bem como os transtornos funcionais específicos que afetam as funções executivas e amusia congênita podem ser detectados através destes testes auditivos.
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