MEMORIAL DO PROGRAMA CORDAS DA AMAZÔNIA
AUTOR: ULISSES WILSON VAZ FARIAS
RESUMO: O presente estudo teve como objetivo construir um memorial do Programa Cordas da Amazônia da Escola de Música da Universidade Federal do Pará. Para isso, buscou-se identificar a inserção do ensino em grupo e da educação inclusiva dentro do ensino oficial de música de Belém, por intermédio da trajetória do Programa Cordas da Amazônia, descrevendo seus princípios, objetivos e estrutura, e verificando sua contribuição sócio-cultural. A pesquisa foi feita dentro de uma abordagem qualitativa. Primeiramente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, a fim de fundamentar o significado da educação musical inclusiva, rompendo os paradigmas do ensino musical tradicional. Em seguida, realizou-se a coleta de dados, por intermédio de uma análise documental sobre o Programa Cordas da Amazônia, e de entrevistas com o idealizador, criador e coordenador do Programa Cordas da Amazônia – professor doutor Áureo De Freitas – para a identificação da contribuição sócio-cultural do Programa, compreendendo sua importância dentro do movimento musical paraense. Verificou-se que o Programa Cordas da Amazônia – por intermédio do ensino em grupo de instrumentos de cordas friccionadas – busca uma educação musical de qualidade e mais humana. Conclui-se que a contribuição sócio-cultural desenvolvida pelo programa gira em torno: (a) da inclusão de estudantes de diversos níveis de aprendizado e de diversas faixas-etárias com e sem distúrbios de aprendizagem; (b) do fomento aos três pilares universitários – ensino, pesquisa e extensão – promovendo a iniciação científica, a prática pedagógica e a prática instrumental em grupo no intuito de alargar os horizontes de seus participantes; (c) da inovação de linguagem rompendo paradigmas da educação musical tradicional; (d) do trabalho em grupo, gerando a socialização e a interação interdisciplinar e multidisciplinar entre graduandos, graduados, pós-graduados, estudantes de música e de outros segmentos educacionais; (e) do estímulo à criatividade e descontração no momento de aquisição do conhecimento musical erudito e popular; (f) e, finalmente, de uma educação musical que visa à cidadania, promovendo a inclusão de estudantes de diversos níveis sociais.
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