A MUSICALIZAÇÃO POR MEIO DA PERCUSSÃO CORPORAL: Uma análise em Escola de Ensino Fundamental
AUTOR: Geraldo Carlos Silva de Sousa
RESUMO: Trata-se de uma pesquisa que versa sobre a percussão corporal no âmbito da educação básica. Tem como objetivo geral Analisar o processo de ensino de percussão corporal em uma escola de Ensino Fundamental, como facilitador do processo de ensino, e como objetivos específicos: Observar a educação musical por meio da percussão corporal; identificar as metodologias que atuam no processo de ensino aprendizagem na escola de ensino fundamental; construir e realizar um plano de ação com atividades voltadas ao ensino da percussão corporal. Para alcançar os objetivos propostos, o projeto foi realizado a partir da pesquisa ação. Foi realizado levantamento bibliográfico referente a educação musical no Brasil, sobre percussão corporal e musicalização, e sobre o grupo Barbatuques e seu ensino. A base teórica desta pesquisa foi a partir da filosofia de Jacques Dalcroze, Call Orff e outras propostas de ensino que priorizam atividades práticas e experimentação e a proposta de ensino do Grupo Barbatuques que conversa com os teóricos acima citados. Ao longo da pesquisa, foi possível descrever e analisar as atividades propostas no plano de ação e assim concluir que a percussão corporal pode ser um recurso metodológico importante na educação musical no Ensino fundamental.
Redes Sociais