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MÚSICA E INCLUSÃO: possíveis contribuições do ensino em grupo de violino para a sociabilização de autistas no projeto transtornos do desenvolvimento e dificuldades de aprendizagem

AUTOR: JÔNATAS ARAÚJO BATISTA DE ABREU

RESUMO: "Este estudo é um dos resultados da participação no Grupo de Pesquisa Transtornos do Desenvolvimento e Dificuldade de Aprendizagem/GP-TDDA, no projeto “Violino em Grupo: interdisciplinaridade e inovação de linguagem voltadas para crianças com Transtorno do Espectro Autista – TEA” e ligado ao Projeto Transtornos do Desenvolvimento e Dificuldade de Aprendizagem – PTDDA, da Universidade Federal do Pará/UFPA. Objetivou-se investigar as contribuições do ensino de violino em grupo para melhorar a socialização da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Como suporte teórico, a revisão da literatura
proporcionou a discussão a respeito da educação musical inclusiva e o ensino de violino em grupo do PTDDA. Participaram desta pesquisa 15 alunos; sendo 4 crianças neuroatípicas com TEA e 11 crianças neurotípicas (sem transtorno). Por meio do preenchimento da Escala de Avaliação do Aprendizado Musical (EAAM) no Violino, por dois avaliadores independentes, realizando-se um breve relato dos dados obtidos. O pesquisador aponta que os participantes com TEA apresentaram melhora quanto algumas das características que são prejudicadas pelo transtorno, como por exemplo, a interação social. Além de avanços na aprendizagem do violino, observou ganhos em habilidades como atenção, relações sociais (interação) e coordenação motora. Logo, esta pesquisa proporcionou a capacitação de uma equipe interdisciplinar, possibilitando a professores e monitores da oficina a conscientização sobre a legislação brasileira para a proteção dos direitos da pessoa com deficiência como também possibilitou informações significativas científicas e sociais às pessoas que convivem com alguma criança que apresenta TEA a fim de potencializar o desenvolvimento musical desses participantes."

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