MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE POR INTERMÉDIO DA MUSICALIZAÇÃO
AUTOR: GEYZE CRISTINA AMBE PANTOJA
RESUMO: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é assim denominado por consistir em uma desordem comportamental de origem multideterminada ,com uma alta taxa de incidência na população infantil. De acordo com os pesquisadores Barkley e Murphy (2008) a taxa de prevalência deste transtorno varia entre 5% e 8% da população infantil, no mundo. As principais características do TDAH são: hiperatividade, a impulsividade e o déficit de atenção. E por se tratar de um transtorno que traz implicaçõs na vida social do indivíduo, as medidas de tratamento devem preconizar não só a pessoa com o diagnóstico de TDAH, mas também a família e educadores. Dentre as formas de tratamento utilizadas pelos profissionais da área temos: a utilização de medicamentos, a psicoterapia, terapia de integração sensorial, atenção psicopedagógica. E ainda que não seja reconhecido como forma de tratamento oficial, pesquisas vêm sendo realizdas acerca da utilização da música em intervenções em crianças e adolescentes com TDAH. Esta relação entre TDAH e a música tem sido o tema de interesse de muitos pesquisadores. Dentro de ste contexto, o presente projeto tem por objetivo analisar quais as mudanças comportamentais que a educação musical pode proporcionar a crianças com TDAH. Este projeto também justifica-se por proporcionar a crianca com TDAH a aquisição de melhorias no comportamento de hiperatividade e impulsividade, e reduçãode comportamentos emocionais mais exarcebados. Esta pesquisa pretende gerar como produto final um trabalho com conteúdo teórico e prático que porporcionem melhorias no tratamento de crianças com TDAH.
Redes Sociais