Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > TCC > Uncategorised > A PRATICA MUSICAL NA ESCOLA M.MONTESSORI 21: UM ESTUDO A PARTIR DE RELATOS DE PROFESSORAS NÃO ESPECIALISTAS
Início do conteúdo da página

A PRATICA MUSICAL NA ESCOLA M.MONTESSORI 21: UM ESTUDO A PARTIR DE RELATOS DE PROFESSORAS NÃO ESPECIALISTAS

AUTOR: FERNANDA MIRANDA FREITAS

RESUMO: Esse trabalho tem como objetivo investigar a prática musical de professoras não especialistas em uma escola Montessori de ensino, bem como discutir as relações entre o método Montessori e a prática musical desenvolvida por essas professoras nas aulas investigadas e ainda apontar possíveis relações entra a prática musical dessas professoras não especializadas com as do professor especialista em sala de aula. Para tanto, foram realizadas observações e entrevistas com cinco professoras do ensino básico da escola M. Montessori 21, situada em Belém PA. Como aporte teórico foram considerados autores brasileiros da área da educação e da educação musical que discutem o tema música na escola. O estudo considerou também leis que têm orientado o ensino de música em nosso país, desde a primeira metade do século XX. Os resultados mostram que as professoras receberam poucas ou quase nenhuma orientação musical em seus cursos de formação. Este quadro gera uma carência de aprofundamento para uma prática mais consistente no ensino de música das séries iniciais. Dessa maneira o professor específico deveria suprir essa necessidade na escola, propondo parcerias de maneira a ampliar a formação e atuação musical das professoras não especialistas e consequentemente dos alunos.

Fim do conteúdo da página