AREFLEXOS QUE AS MUDANÇAS NAS LEIS DA EDUCAÇÃO RELATIVO ÀS ARTES CAUSARAM NAS PUBLICAÇÕES DA ABEM SOBRE ENSINO DE MÚ- SICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NOS ANOS 2003-2021.
AUTORA: Emanuelle Sousa Ribeiro.
RESUMO
Este artigo tem como objetivo mapear os textos publicados na Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) que abordam o tema ensino de música na educação infantil no período de 2003 a 2021, relacionando-os com as leis de obrigatoriedade da educação artística/musical vigentes no Brasil nesse período. O trabalho utiliza uma abordagem quanti-qualitativa, com base em pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva. Os Anais Nacionais da ABEM e a revista Música na Educação Básica são os principais materiais utilizados na pesquisa. O texto também destaca a importância do ensino de música na educação infantil, citando autores como Ferreira, Ilari e Gardner, que apresentam as contribuições da música para o desenvolvimento cognitivo, linguístico, psicomotor e afetivo/social das crianças. O artigo é composto por introdução, a educação musical infantil e suas contribuições; a metodologia utilizada, os resultados da pesquisa; e na última seção se que traz as considerações finais, com algumas reflexões acerca dos resultados.
Palavras-chave: Educação musical infantil. Anais e Revistas da ABEM. Leis de obrigatoriedade da música e arte.
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