EDUCAÇÃO MUSICAL PARA ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL: relatos de experiências de integrantes do Movimento República de Emaús de Belém – PA.
AUTORA: Polyana Maciel Dias.
Resumo: O presente trabalho trata da questão da vulnerabilidade social e como a música pode contribuir na formação de adolescentes. O campo de pesquisa envolveu o Movimento República de Emaús, situado na periferia de Belém e que trabalha há muitos anos com jovens, tendo a música como grande parceira. O interesse pela pesquisa se deu para que este trabalho possa contribuir um pouco acerca da temática, que também retrata um pouco do caminho musical percorrido pela autora. O objetivo da pesquisa foi investigar quais as contribuições que a educação musical pode trazer para adolescentes em situação de vulnerabilidade social por meio do Movimento República de Emaús. Como objetivos específicos a pesquisa pretendeu apresentar conceitos de adolescência, vulnerabilidade social e educação musical; tecer um histórico do Movimento República de Emaús, assim como relatar o processo de ensino aprendizagem musical no projeto. Trata-se de um estudo de caso, onde 7 participantes do Projeto Emaús deram informações a partir de uma entrevista semiestruturada. Autores como Xavier e Nunes (2015), Janczura (2012), Arroyo (2002), dentre outros, contribuíram para com o aparato teórico. Como resultado pudemos observar que a música
contribuiu elevação da autoestima, melhor relação entre pais e filhos, afastamento da violência, possibilidades profissionais, dentre outros.
Palavras-Chave: Educação Musical; Emaús; Vulnerabilidade Social; Adolescentes.
Abstract: The present work aims about social vulnerability and how music can contribute to the formation of adolescents. The research field involved the Movimento República de Emaús, located on the suburb of Belém and which has been working with young people for many years, with music as a great partner. The interest in the research was given so that this work could contribute a little about the theme, which also says a little of the musical way from the author. The objective of the research was to investigate what contributions music education can bring to adolescents in a situation of social vulnerability through the Movimento República de Emaús. As specific objectives of the research I intend to present concepts of adolescence, social vulnerability and music education; history of the Movimento República de Emaús, as well as report the process of musical teaching and learning in the project. It is a case study, where 7 participants of Projeto Emaús gave information from a semi-structured interview. Authors such as Xavier and Nunes (2015), Janczura (2012), Arroyo (2002), among others, agree with the theoretical apparatus. As a result, we could observe that music contributed to self-esteem, better relationship between parents and children, distance from violence, professional possibilities, among others.
Keyword: Music education; Emaús; Social vulberability; Adolescents.
Redes Sociais