Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > TCC > Uncategorised > APRENDIZAGEM MUSICAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA E O CONCEITO DE ACULTURAÇÃO, DE EDWIN E. GORDON: um estudo de caso.
Início do conteúdo da página

APRENDIZAGEM MUSICAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA E O CONCEITO DE ACULTURAÇÃO, DE EDWIN E. GORDON: um estudo de caso.

AUTOR: Paulo Mauricio Torres dos Santos.

 

Resumo: O presente trabalho trata acerca da aprendizagem musical. O objeto de estudo da pesquisa foram situações de aulas de musicalização infantil segundo os preceitos da MLT (Music Learning Theory) de Edwin E. Gordon, que aconteceram em uma escola de música particular da cidade de Belém - PA. O interesse pela pesquisa se deu ao longo do estágio supervisionado do autor - em particular, o estágio supervisionado II, em 2019 - quando pude observar como acontecia o ensino da música para crianças dentro do contexto escolar; observando a prática e a forma como o professor lidava com a turma a cada encontro. A pesquisa tem por objetivo geral descrever a aprendizagem musical segundo o conceito de aculturação de Gordon em uma cena de aula com crianças de 1 a 3 anos de idade. Tem por objetivos específicos observar, identificar e comparar momentos específicos de absorção, resposta aleatória e resposta intencional (estádios da aculturação) que foram evidenciados nos vídeos. Trata-se de um estudo de caso. Autores como Gordon (2008), Hallam (2006), Sloboda (2008), dentre outros, contribuíram para a construção do aparato teórico necessário. Como resultado pudemos observar como se dão ações no plano prático referentes à aprendizagem musical em crianças, segundo a MLT. E em como é de suma importância que desde cedo a criança possa ter acesso a atividades que estimulem o aprender música.
Palavras-Chave: Primeira Infância; Aprendizagem Musical; Audiação Preparatória; Aculturação.

 

Abstract: The present work deals with music learning. The object of study of the research were situations of children's musicalization classes according to the precepts of MLT (Music Learning Theory) by Edwin E. Gordon, which took place in a private music school in the city of Belém. The interest in the research took place during the author's supervised internship - in particular, supervised internship II, in 2019 - when he was able to observe how the teaching of music to children took place within the school context; observing the practice and the way the teacher dealt with the class at each meeting. The general objective of the research is to describe musical learning according to Gordon's concept of acculturation in a classroom scene with children aged 1 to 3 years old. Its specific objectives are to observe, identify and compare specific moments of absorption, random response and intentional response (stages of acculturation) that were evidenced in the videos. This is a case study. Authors such as Gordon (2008), Hallam (2006), Sloboda (2008), among others, contributed to the construction of the necessary theoretical apparatus. As a result, we were able to observe how practical actions related to musical learning in children are given, according to the MLT. And how it is of paramount importance that the child can have access to activities that encourage learning music from an early age.

Keyword: Early Childhood; Music Learning; Preparatory Audition; Acculturation.

Fim do conteúdo da página