Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > TCC > Uncategorised > AÇÕES EMPREENDEDORAS NO ENSINO DE MÚSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: análise de três casos de egressos do Curso de Licenciatura em Música da UFPA.
Início do conteúdo da página

AÇÕES EMPREENDEDORAS NO ENSINO DE MÚSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: análise de três casos de egressos do Curso de Licenciatura em Música da UFPA.

AUTOR: Alex Willian Rodrigues da Costa.

 

RESUMO

DA COSTA, Alex Willian Rodrigues. Ações empreendedoras no ensino de música em tempos de pandemia: análise de três casos de egressos do Curso de Licenciatura em Música da UFPA. 2022. 25 fls. Trabalho de Conclusão de Curso – Licenciatura em Música, UFPA, Belém. O presente trabalho trata da análise de três casos envolvendo ações empreendedoras no ensino de música em tempos de pandemia. O interesse inicial pela pesquisa partiu da vontade de compreender melhor o significado de empreendedorismo, principalmente no que se referia à música, contudo, com o advento da Pandemia de Covid-19, pensou-se em congregar ações empreendedoras no ensino de música no cenário pandêmico. Diante disso surge a pergunta: como a Pandemia impactou as ações empreendedoras dos egressos do Curso de Licenciatura em Música da UFPA? O objetivo geral do trabalho é analisar três casos de empreendedorismo em música de egressos do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Pará em tempos de pandemia. Discutir o conceito de empreendedorismo e expor diferentes tipos de ensino fazem parte dos objetivos específicos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa envolvendo o estudo de caso de três empreendedores paraenses. A coleta de dados se deu por entrevista semiestruturada. Autores como Hisrich et al (2014), Chiavenato (2012) e Barros (2020) deram subsídios teóricos para o trabalho. Como resultado percebeu-se que adaptações na forma de se ensinar música foram implantadas rapidamente, trazendo consigo benefícios, mas também limitações nos novos formatos digitais, o que sugere a necessidade de aprofundamento dos estudos envolvendo o empreendedorismo e música.

Palavras-chave: Empreendedorismo Musical. Ensino de Música. Pandemia.

 

ABSTRACT

DA COSTA, Alex Willian Rodrigues. Ações empreendedoras no ensino de música em tempos de pandemia: análise de três casos de egressos do Curso de Licenciatura em Música da UFPA. 2022. 25 fls. Trabalho de Conclusão de Curso – Licenciatura em Música, UFPA, Belém. The present work is an analysis of three cases involving entrepreneurial actions in music teaching in pandemic times. The initial interest in the research came from the desire to better understand the meaning of entrepreneurship, especially with regard to music, however, with the advent of the Covid-19 Pandemic, the idea was to gather entrepreneurial actions in music teaching in the pandemic scenario. In view of this, the question arises: how did the Pandemic impact the entrepreneurial actions of graduates of the UFPA Music Degree Course? The general objective of the work is to analyze three cases of entrepreneurship in music by graduates of the Degree in Music at the Federal University of Pará in pandemic times. Discussing the concept of entrepreneurship and exposing different types of teaching are part of the specific objectives. This is a qualitative research involving the case study of three entrepreneurs from Pará. Datas were collected through semi-structured interviews. Authors such as
Hisrich et al (2014), Chiavenato (2012) and Barros (2020) gave theoretical due to the work. As a result, it is felt that the trend in the way of teaching music was implemented quickly, bringing benefits, but also accommodating in the new digital formats, which suggests the need for further studies involving entrepreneurship and music.
Keywords: Music Entrepreneurship. Music Teaching. Pandemic.

Fim do conteúdo da página