O MODO DE SOAR DO VIOLÃO SOLISTA PARAENSE: A construção da identidade regional a partir de um estudo de caso.
Autor: PEDRO MIRANDA DOS SANTOS JÚNIOR
Resumo: Esta pesquisa investiga, através de análise musical, a composição para violão “Barcarena”, do violonista paraense Nelson Ferreira Batista, mais conhecido como “Nego Nelson”. Levanta questionamentos sobre possíveis particularidades da composição e interpretação ao violão solista na cidade de Belém do Pará, documentando a história das manifestações populares em miscigenação com a escola tradicional do violão, mais precisamente sob influência da cultura europeia. Tem como objetivo geral encontrar as particularidades do modo de soar do violão paraense, quer seja na composição quer seja na interpretação, através de expressão intencional e/ou espontânea. Para tal intento, utiliza-se pesquisa bibliográfica acerca da história e desenvolvimento do cenário violonístico no Brasil e em Belém, que teve trajetória envolvendo tanto o violão boêmio e as salas de concerto, possibilitando visibilidade e deixando legados e representatividade nacional e internacional através de violonistas intérpretes e compositores. Ao longo da pesquisa, demostra-se a importância da transmissão de conhecimentos através da tradição oral que posteriormente sistematizou o ensino do instrumento, após o reconhecimento das muitas possibilidades melódicas, harmônicas e interpretativas. Para tal, este trabalho realizou também pesquisa de campo, através de entrevistas com importantes personagens do universo violonístico paraense e ainda, análise
de uma obra de um dos compositores entrevistados. Como resultado, contatou-se fortes indícios da hipótese levantada, não sendo ainda possível afirmar com precisão tais elementos, sendo necessário maior aprofundamento de análise e comparação. Esta pesquisa portanto, é um passo inicial em direção à estas descobertas.
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