Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > TCC > Uncategorised > DISLEXIA DE DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO MUSICAL: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Início do conteúdo da página

DISLEXIA DE DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO MUSICAL: UMA REVISÃO DA LITERATURA

AUTOR: LETÍCIA SILVA E SILVA

RESUMO: O aprendizado da leitura e escrita envolve múltiplas variáveis, consistindo em um processo altamente complexo, que relacionam aspectos neurológicos, sensoriais, psicológicos, socioculturais, socioeconômicos e educacionais. Deficiências em um destes aspectos podem refletir em distúrbios da aprendizagem. A dislexia é um destes distúrbios e se caracteriza por dificuldades específicas na realização da leitura e da escrita. O objetivo com este trabalho é realizar uma revisão sistemática da literatura com referência à relevância da Educação Musical com a Dislexia. A revisão da literatura foi realizada de forma eletrônica, nas Bases de Dados Scielo, BIREME, PsicInfo, MedLine e LILACS, utilizando-se os descritores: “dislexia”, “educação musical”, “psicologia”, “crianças”, e “aprendizagem. Os resultados encontrados nesta pesquisa foram 220 artigos, sendo recuperados 40, e após análise foram utilizados 30 artigos relacionados a dislexia de desenvolvimento e educação musical, sendo estes divididos em duas categorias: a) estudos empíricos e b) estudos teóricos. Quanto a esta pesquisa, após análise dos resultados estudiosos ressaltam a importância de se compreender a dislexia assim como sua
relevância com a educação musical, visto que distúrbios que se originam de deficiências no desenvolvimento da fala, como a dislexia, podem interferir no processo de aprendizado musical. Concluindo, se a atividade musical abrange uma área mais ampla do cérebro, circundando a área responsável pela fala, pesquisadores poderão investigar os efeitos da atividade musical contínua no processo de desenvolvimento da linguagem.

Fim do conteúdo da página