A relação do estudante da faculdade de música da Universidade Federal do Pará com a Bossa Nova
AUTOR: Edwillen Araújo da Silva
RESUMO: Essa pesquisa retrata questões dos conhecimentos do aluno da faculdade de música em relação a Bossa Nova. O objetivo principal deste trabalho é compreender como ocorre a relação do discente como o movimento Bossa Nova. Os objetivos específicos foram: Contextualizar historicamente o movimento da Bossa Nova; identificar quais gêneros musicais estão presentes no hábito de escuta musical do aluno da Faculdade de Música e descrever a relação dos estudantes com a música da Bossa Nova. O trabalho seguiu as orientações teóricas do campo de Música e Sociedade. Para nos acompanhar nessa jornada alguns autores foram convocados a fim de fundamentar o referencial teórico. Os autores utilizados para dialogar sobre a contextualização histórica da Bossa Nova foram: Castro (1990) e Barbosa (2008), Neves e Valente (2009) e Nogueira (2009). Para tratar sobre o Jovem em sociedade e sua maneira de se relacionar com a música chamamos: Dayrell (2003), Oliveira (2017), Oliveira (2013). Para falar sobre Gênero musical convidamos: Janotti (2006). E para explanar sobre Redes sociais, consumo musical e plataformas de Streaming chamamos: Araujo e Oliveira (2014), ABMI (2016), Coelho (2018). A coleta de dados foi feita através um formulário com questões sobre a Bossa e também sobre predileção musical, disponível na plataforma Google Forms. Os resultados obtidos nos mostram que apesar de todo o vasto leque de possibilidades de audição musical, a Bossa Nova ainda se faz presente na rotina do aluno, seja como gosto musical ou nas disciplinas da graduação.
Redes Sociais