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O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE VIOLÃO PARA UM ALUNO DEFICIENTE VISUAL: relatos de uma experiência

AUTOR: Domingos Augusto Rodrigues Barriga Junior.

 

RESUMO

O presente artigo aborda as experiências de ensino-aprendizagem de um aluno com deficiência visual que iniciou seus estudos de violão sob a orientação do autor. Neste âmbito foi necessário a realização de diversas pesquisas para verificação de possibilidades que pudessem contribuir para com o sucesso do processo. O estudo se fez importante para conhecermos particularidades de ensino para pessoas detentoras deste quadro, assim como fomentarmos a produção de material científico e didático para este fim. O trabalho pretende relatar o processo de ensino-aprendizagem de violão para um discente com cegueira total, assim como levantar a legislação acerca da pessoa com deficiência visual, traçar o histórico de aprendizagem do discente e, por fim, elencar os desafios encontrados na docência. Alguns autores foram primordiais para o seu desenvolvimento, bem como para melhor entender o significado de inclusão, não apenas na educação, mas em tudo que abrange os direitos desses indivíduos na sociedade, tais como: Bohn (2008), Silva (2013), Martins (2006), Cunha e Enumo (2003), dentre outros. Como resultado observamos que podemos ensinar violão para alunos cegos e que a música pode contribuir de maneira bastante satisfatória para a vida dessas pessoas.
Palavras-chave: violão para cegos; inclusão; deficiência visual.

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