Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Oficina Explorando a Loop Station: o uso do live looping em performance musical
Início do conteúdo da página

Oficina Explorando a Loop Station: o uso do live looping em performance musical

  • Publicado: Segunda, 11 de Janeiro de 2021, 14h18
  • Última atualização em Quinta, 23 de Março de 2023, 19h05

Live Looping
O recurso designado por loops - sessões curtas de áudio que se repetem - em composições e performances musicais remonta aos trabalhos experimentais desenvolvidos com fita magnética desde as décadas de 1950 e 1960. Já o termo live looping é comumente utilizado para se referir a uma tecnologia usada em performances musicais com recurso a loops gravados em tempo real. Esta tecnologia - que pode ser explorada a partir de hardwares ou softwares instalados em computadores portáteis ou dispositivos como tablets ou smartphones - propagou-se a partir dos anos 2000 com o advento de um pedal designado Loop Station.

A loop station é uma máquina que possibilita a gravação e a reprodução de áudio em tempo real e de forma cíclica (loop). A partir de instrumentos e/ou microfones a ela conectados, o performer pode construir camadas de áudio de forma a criar uma estrutura musical sobre a qual desenvolve seu solo. Esta oficina abordará o uso dessa ferramenta com foco em atividade prática, ou seja, a partir de exercícios que promovam o aprimoramento no uso da loop station.


O LoopLab - projeto de pesquisa associado ao LabEtno e coordenado pelo Professor Alexsander Duarte - tem por objetivo promover o encontro de performers que utilizam a tecnologia "live looping" no âmbito de performances musicais e também de atividades pedagógicas.

Serviço: 
Data: 24/03/23 (sexta-feira)
Horário: 9h às 11h
Público alvo: alunos da FAMUS
Responsável: Prof. Dr. Alexsander Duarte
Participação: Prof. Elielson Gomes (EMUFPA)

registrado em:
Fim do conteúdo da página